28 agosto 2006

Simbologias

Num dos dias em Marraquexe, eu vesti esta túnica, uma vez que íamos estar com uma família muito tradicional e nós, as mulheres do grupo, devíamos ter atenção à forma como íamos vestidas para não se criarem barreiras.

Uma das coisas que me incomodou quase todo o tempo em Marrocos foi a forma como as mulheres estavam vestidas: com a túnica e normalmente um ou mais lenços a tapar a cabeça e/ou a cara.

Houve momentos em que eu andava na rua e olhava para o chão, porque só de olhar para as mulheres eu sentia-me tão mal...

Passado alguns dias eu entendi que tudo aquilo que eu sentia não era imaginação minha... por um lado, Deus permitiu que eu sentisse isso com um objectivo; por outro lado, como sempre, o inimigo tenta aproveitar-se das situações, tentando me incomodar com tudo e mais alguma coisa, e uma coisa eu sabia que ele tentava me fazer sentir: nunca mais querer voltar àquele lugar.

Neste dia lá vesti a túnica e lá fui. Mais uma vez me senti muito mal durante todo aquele dia.

A família era adorável, gostei muito de conhecê-los e durante todo o dia uma dessas pessoas fez-nos uma surpresa e levou-nos a conhecer uma autêntico paraíso em Marrrocos: quedas de água nas montanhas Atlas.

O lugar era lindo e ainda mais lindo se tornou por ser um autêntico oásis no meio da sequidão que nos rodeava. Estava muito calor nesse dia e aquele lugar era muito fresco. A Água chegava mesmo a ser gelada.

Apesar de tudo isso, eu não consegui aproveitar minimamente o dia nem o lugar... o peso que sentia sobre mim era muito grande e parecia que nada nem ninguém poderia ajudar-me... só eu sabia o que sentia e era a única pessoa que estava assim... e nesses momentos, é complicado explicar a quem não está a viver a mesma coisa que nós estamos a viver...

Durante todo o dia, o meu desejo era despir aquela túnica. Parecia que não a conseguia suportar, mas não sabia bem porquê... "Que parvoíce a minha", pensava eu...

Mas algo aconteceu... quando eu cheguei ao meu quarto, no fim do dia, e despi aquela túnica, senti um alívio tão grande... aos poucos Deus foi dando o alívio ao que eu sentia, no decorrer daquela noite.

Engraçado que vestir aquela túnica fez-me uma impressão imensa, e naqueles dias eu senti que nunca mais a iria vestir... não aguentava o peso...

Durante toda a minha vida cristã fui ensinada a não ligar a simbologias... elas não têm importância na vida espiritual, daí aquele episódio me ter feito alguma confusão...

Mas hoje eu posso ver que existem inúmeras simbologias na Bíblia e muitas vezes Deus resolve utilizar símbolos, imagens de algo, para transmitir e/ou fazer alguma coisa acontecer no Reino Espiritual. Não é assim tão estranho...

Jeremias...

Deus levou-o a comprar e vestir uns calções de linho, com um objectivo divino;

Deus levou-o a comprar uma bilha de barro, com um objectivo divino;

Deus levou-o a observar um cesto de figos, para lhe transmitir uma mensagem;

Deus levou-o a levar no seu pescoço um jugo em madeira, quando se dirigiu ao falso profeta Ananias, em frente de todos.

E muitos mais exemplos poderia referir...


Já aqui em Portugal, eu entendi que o que senti com aquela túnica sobre a minha pele foi uma porçãozinha (que eu poderia aguentar, claro) da opressão espiritual que está sobre as mulheres marroquinas...

Não sei porque Deus permitiu que sentisse isso dessa forma, nem o que Ele deseja de mim nesse sentido, mas sei que aquela túnica funcionou como um símbolo de algo que existe no Reino espiritual naquele lugar e sobretudo sobre as mulheres.

Sei que pelo menos serviu para isso ficar bem marcado no meu coração, pois quando podemos colocar-nos no lugar de alguém, é mais fácil e espontâneo apresentarmos esse alguém aos pés do Senhor. Porque pudemos experimentar na nossa pele...

Quando o Pai constrange o nosso coração com alguma coisa, normalmente é para nos levar a fazer ou viver algo relacionado com isso, porque não há nada no Reino espiritual que possamos desejar por nós próprios, tudo vem dele.

Tens sentido algum constrangimento por alguém ou por um grupo de pessoas, ou por uma Nação, ou seja pelo que fôr?

Não vem de ti... e Deus te mostrará o porquê de sentires isso...

6 comentários:

Grace disse...

Paz,querida!
O Senhor tornou o seu espírito muito sensível ao sentimento profundo das pessoas.
É o próprio Espírito de Deus te mostrando, te conduzindo...
Isso é maravilhoso!
Você é muito especial para Deus!
E Ele vai te usar muito...
Beijo no seu coração.

Voice_Of_The_Opressed disse...

O mundo islamico é sem duida fascinante, é um especie de elo perdido entre a nossa cultura e uma outra com algumas coisas do melhor e do pior em ambas...sinto frequentemente esse constrangimento de que falas, mas não num mau sentido, mas apenas pq acredito que é possivel mudar.

Anónimo disse...

Sem dúvida o que sentites foi uma identificação com o sofrimento das mulheres islamicas, que devido à religião sofrem imensamente.... Mantêm o teu coração aberto ao que sentias com a capa vestida e com o que sentiste ao despir a capa, pois Deus quer fazer isso naquelas mulheres, e talvez, porque não, Deus te queira usar nisso? Como? Não sei! consulta-o...

Agradeço uma visita a todos os que desejarem a:
www.danielaurelio.blogspot.com

Anónimo disse...

Portugal precisa de Jesus, e abandonar a idolatria. Esse tem sido o grito que ouço.

Parabéns pelo blog! És bem-vinda em pulpitar.blogspot.com

Deus te abençoe

Anónimo disse...

Paz do Senhor, querida Paula!

Esse blog é um manancial de bênçãos, pelo qual flui livre e genuinamente o Verbo de Deus.

Fico tão satisfeita em Cristo quando encontro trabalhos inspiradores assim, tão dedicados a ministrar o Evangelho do Reino sem enfeites, sem alterações, simplesmente como Cristo - nosso Senhor e Rei - nos ensinou...

Que o Pai Celeste continue sendo a tua fonte de graça e sabedoria para ministrar estas bênçãos sobre nós.

Beijos no teu coração adorador.

A Paz do Divino Mestre seja sobre ti e tua família.

Em Cristo.

Anónimo disse...

Olá...
Passeando pelos blogs encontrei o seu e amei! Lindo... Parabéns!
Amei ainda mais pq exalta ao nosso Deus!
Gostaria de linkar vc e ter meu link aki, posso?
Passa no meu blog e comenta falando, ok...
God Bless u!
Kisses !! Bye !! Emanuele

“Socorre-me, Senhor, escuta o meu clamor
O inimigo quer me oprimir, procura sempre me destruir
Com coisas vãs quer me seduzir, com seus enganos sutis
Não me deixes cair, não me deixes tropeçar
Esconde-me em Ti… pois só assim ele não vai me achar…
Guerreia por mim glorioso Senhor
Poderoso nas batalhas
Tú és o meu escudo e arma de guerra
Envia teus anjos pra pelejar em meu favor nessa batalha
Tú és o Senhor dos Exércitos, Rei!”